quinta-feira, 18 de junho de 2009

Projeto"A Escola que Queremos"

Projeto: A Escola Que Queremos
Temas: *Aniversário da escola

*Valores
*Campanha pela Paz



Público: Alunos de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries da Escola Professor Milton Pacheco.

Duração: 01/04/09 à 01/07/09

Introdução:
O projeto “A Escola Que Queremos” tem como finalidade estimular e conscientizar os alunos da necessidade de mudança de atitude em relação ao ambiente escolar e ao mundo em geral. Resgatar valores essenciais à vida cotidiana para diminuir os altos índices de violência na escola e no mundo onde vivemos.
O projeto também visa incentivar a reflexão e a criticidade em relação às ações que podemos realizar para propagar a campanha pela Paz na nossa escola e consequentemente melhorar nossa relação com o mundo.

Justificativa:

Diante do aumento das ações violentas, tanto em relação aos seres humanos quanto em relação ao planeta em geral, é notável a necessidade de um engajamento de todos na mobilização de ações em favor da paz. Portanto, é necessário a participação e o envolvimento de toda a comunidade escolar para que a mudança realmente ocorra e possamos resgatar os valores imprescindíveis para o sucesso da campanha na nossa escola. Com o intuito de incentivar e envolver os alunos nesta campanha, comprometida em buscar a paz,é que foi elaborado este projeto.


Metas:
Resgatar valores;
Prevenir a violência no meio escolar;
Vislumbrar futuros de paz.

Objetivo Geral:
Resgatar valores para a busca da paz na escola e no mundo.

Objetivos específicos:

Que os alunos sejam capazes de:
*Demonstrar suas idéias e opiniões em relação aos temas tratados em forma de trabalhos artísticos e produções de poemas,
*Navegar e pesquisar em diferentes sites imagens, pensamentos, poemas e reportagens que façam referência aos assuntos solicitados,
*Apresentar e debater em aula sobre suas pesquisas,
*Utilizar a Internet como ferramenta de trabalho,
*Explorar as ferramentas do Word e paint na realização de suas tarefas,
*Ilustrar e retratar imagens que representem suas expectativas em relação ao futuro do planeta,

*Selecionar os melhores trabalhos elaborados para serem postados no blog “Os valores da nossa vida”,
*Criar um blog para postagens dos trabalhos elaborados.

Metodologia:

Os trabalhos e atividades serão realizados nas disciplinas de Ensino Religioso, de 5ª à 8ª, e Educação Artística na 8ª. Primeiramente serão realizadas leituras diversificadas sobre os temas envolvidos,audição de músicas,sessão de filmes,documentários,vídeos,após faremos pequenos comentários e debates em sala de aula.Visitas ao NTE para realização de pesquisas e exploração das ferramentas do Word, paint e internet.

Culminância:

Postagens dos trabalhos selecionados no Blog “Os valores da nossa vida” e no blog criado pela turma. Realização de exposição dos trabalhos nos painéis da escola.






*

Nenhum comentário: